Análise e Reflexão Final



Analisando o meu percurso nesta Unidade Curricular constato que, embora tenha feito o acompanhamento de todos os fóruns, acabei por não fazer tantas participações quanto desejava: umas vezes faltou-me o tempo para as preparar; outras a inspiração! Entre colocar informação redundante, ou que não introduz uma componente de novidade, e não participar no fórum, opto, por princípio, pela segunda. Se não tenho nada de novo a acrescentar, porque é que hei-de colocar um post com 20 linhas a afirmar exactamente o mesmo que o meu colega afirmou no anterior?! Sendo que, ao fazê-lo, estou a forçar os restantes colegas a despender do seu precioso e reduzido tempo para lerem informação repetida, e como tal, pouco pertinente ou interessante.

Contrariamente ao que aconteceu com os fóruns, nos trabalhos de grupo tive que vencer a falta de tempo e inspiração! Procurei estar sempre disponível para realizar os trabalhos e concretizar as tarefas que me estavam destinadas.

Como em tudo na vida, existem coisas de que se gostam mais e coisas de que se gostam menos.

O que mais gostei nesta Unidade Curricular:

Actividade 1 - Nativos e Imigrantes Digitais: Gostei da temática; pareceu-me bastante pertinente e actual. De todas as actividade, foi aquela pela qual senti uma maior empatia.

Actividade 2 - Identidade Social na adolescência: Considero que toda a discussão gerada em torno da temática foi bastante profícua.

O que menos gostei nesta Unidade Curricular:

Actividade 4 - Análise da Identidade em Sites Sociais: Reconheço toda a pertinência desta actividade e sinto que a mesma não poderia ser realizada de outra forma. Os sites sociais nunca me despertaram interesse, motivo pelo qual não possuia um espaço virtual com assinatura própria.Assim, para poder aceder ao universo de estudo, e para melhor o compreender, tive de criar um. Considerei o processo de criação bastante interessante; contudo, senti-me desconfortável na fase de escolha do objecto de estudo e na análise do seu perfil - embora a escolha tenha sido aleatória e desconhecesse o jovem em questão, senti-me a "invadir" a privacidade de alguém que, por acaso, tem um perfil público numa rede pública. Irónico!!

Opinião sobre a disciplina e balanço final:

Esta disciplina assume a sua pertinência à medida que nos vamos apercebendo da forma como os media estão inseridos na nossa vida, a facilitam e modificam.
O meu percurso em MDS está longe do que idealizei aquando do início deste curso de mestrado. A minha disponibilidade e participação, infelizmente, alterou-se por completo da primeira para a segunda metade do semestre. Fui obrigado reorganizar os meus planos e a tomar algumas decisões que influenciaram o meu desempenho nesta disciplina.

Lamento não ter optado pelo regime de frequência parcial, tal como lamento não ter sido possível autorizar o meu pedido para alteração do regime de frequência: sinto que poderia ter vivenciado os MDS de uma forma mais intensa e proveitosa. Contudo, ficam os conhecimentos adquiridos, os trabalhos realizados, a informação dos fóruns e os contributos que consegui prestar.

Resta-me agradecer às professoras Maria João Silva e Lúcia Amante, pelas situações de aprendizagem que proporcionaram; e aos meus colegas de turma, por todo o saber construído!

Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário